A sala de estar ou de TV é um dos espaços mais importantes da casa, é lá que os moradores passam a maior parte do tempo livre e também é onde costumam receber as visitas. Por isso é muito importante ter atenção à decoração desse cômodo, aproveitando-o sempre ao máximo – e o sofá em L pode ser o móvel ideal para fazer isso!
Descubra como você pode usar o sofá em L na decoração da sua sala e inspire-se nas imagens que selecionamos de projetos que utilizam esse tipo de sofá.
Conheça as características e saiba como usar o sofá em L
Um móvel prático que pode ser usado para otimizar o espaço em salas pequenas e para delimitar espaços em salas amplas integradas, esse é o sofá em L. Para ajudá-lo a entender como o sofá em L pode ser usado na sua decoração, vamos passar dicas específicas para ambientes menores e para cômodos maiores.
Sofá em L para sala pequena
Quem tem uma sala pequena sabe quão importante é conseguir utilizar cada centímetro dela. Com um sofá tradicional, pode ser que isso não aconteça. Porém, com um sofá em L para sala pequena, até o cantinho da parede que poderia ficar inutilizado é aproveitado.
Também chamado de sofá de canto, o uso mais comum do sofá em L é como uma forma de aproveitar bem o espaço em salas pequenas. E, para ter um sofá em L para sala pequena, o mais importante é ter as medidas do cômodo, assim você garante a otimização do espaço sem prejudicar a circulação no local.
Outra preocupação necessária na hora de escolher um sofá em L para sala pequena é ter atenção ao lado dele que é “alongado”, formando o L. Esse lado deve coincidir com o lado da parede onde será encostado, assim o seu sofá de canto se encaixará perfeitamente no cômodo.
Para otimizar ainda mais o espaço e garantir conforto extra, você pode apostar em um sofá em L retrátil. Um sofá em L retrátil tem o assento alongado típico desse tipo de sofá, mas oferece também a possibilidade de estender um ou mais dos demais assentos. Ou seja, um sofá em L retrátil ofereceria a opção de mais pessoas ficarem praticamente deitadas, não só a pessoa que se sentou no lado alongado do sofá.
Uma última dica para quem quer escolher um sofá em L para sala pequena é optar por um móvel claro. Branco, bege e cinza claro são boas opções para ambientes menores, pois dão a impressão de ocuparem menos espaço.
Sofá em L para sala grande
Apesar de ser muito usado em salas pequenas, o sofá em L pode também ser usado em salas espaçosas. Nesse caso, o uso mais comum do sofá em L é para dividir ambientes em salas integradas.
Por exemplo, se você tem uma sala de estar ou de TV integrada à de jantar, dá para usar o sofá em L para determinar qual é o espaço da primeira e onde começa o espaço da segunda. Nesse caso, o sofá em L deixaria de ser um sofá de canto, pois o seu assento alongado seria usado do lado oposto da parede.
E, como em uma sala maior não haveria uma preocupação tão grande com o espaço, você poderia também aproveitar para usar uma mesa de centro à frente do seu sofá em L. Nela, daria para colocar enfeites e objetos de decoração no dia a dia e petiscos e aperitivos quando for receber pessoas em casa.
Há também a opção de escolher um sofá com chaise. O sofá com chaise é uma variação do sofá em L no qual o lado alongado não tem um encosto para as costas. E existem modelos de sofá com chaise em L que unem ambas essas características, com alongamentos de ambos os lados.
Você pode também fazer do seu sofá em L um sofá com chaise adicionando a ele um puff feito com o mesmo material e seguindo mesmo estilo do sofá. Nessa situação, o chaise seria “independente” da estrutura do sofá.
Deixe um comentário